Trevas.jpg

Para cadastrar projetos, cópias finais e reservar equipamentos, clique em Sistema no menu.
Antes, o verão (dir. Gerson Tavares, 1968)

A grande atração será a exibição, no dia 27/10, às 19h, do filme restaurado "Antes, o verão". Antes do longa-metragem será exibido o documentário "Reencontro com o cinema" sobre a vida e obra do diretor Gerson Tavares.

Em comemoração ao Dia Mundial da Preservação Audiovisual – comemorado em todo o planeta no dia 27 de outubro –, a Cinemateca do MAM irá receber a estreia no Rio de Janeiro dos filmes do projeto Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares. Serão três sessões realizadas nos dias 27, 28 e 29 de outubro – de terça a quinta-feira – sempre às 19h. Financiado por edital da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Rio de Janeiro, este projeto que não apenas coloca de volta em circulação filmes brasileiros esquecidos e que corriam o risco de desaparecer, como reinscreve o nome de Gerson Tavares na história do cinema brasileiro.

A grande atração será a exibição, no dia 27/10, às 19h, do filme restaurado Antes, o verão (dir. Gerson Tavares, 1968), adaptado do romance de Carlos Heitor Cony e estrelado por Jardel Filho, Norma Bengell, Hugo Carvana e Paulo Gracindo. Antes do longa-metragem será exibido o documentário Reencontro com o cinema (dir. Rafael de Luna Freire, 2014) sobre a vida e obra do diretor Gerson Tavares, que abandonou o cinema há 30 anos, vivendo hoje, aos 89 anos, em Cabo Frio. O diretor Gerson Tavares estará presente à sessão.

No dia 28/10, também às 19h, será exibido o outro longa-metragem do mesmo diretor, Amor e desamor (1966). Foi o primeiro filme brasileiro inteiramente filmado em Brasília e a estreia no cinema da atriz Betty Faria, sendo estrelado também por Leonardo Villar e Leina Krespi.

Já no dia 29/10 será exibido um conjunto de sete curtas-metragens documentários dirigidos por Gerson Tavares entre as décadas de 1950 e 1970. Dentre as atrações, um raríssimo filme institucional de Petrobrás (A Petrobrás prepara o seu pessoal técnico, de 1958), um documentário com imagens preciosas da construção de Brasília e das futuras cidades satélite (Brasília, capital do século, de 1959), e um premiado filme realizado na histórica gafieira Elite, no centro do Rio de Janeiro (Gafieira, de 1972).

Todos os filmes serão exibidos em DCP (digital), com exceção de Antes, o verão, que terá a primeira exibição da cópia 35mm restaurada.

Os filmes do projeto Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares já foram exibidos em São Paulo (Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Ouro Preto (Mostra de Cinema de Ouro Preto), Fortaleza (Cine São Luiz) e Conservatória (Festival CineMúsica), mas serão vistos pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Mais informações no site: http://www.telabrasilis.com.br/gersontavares.

Links Úteis