Trevas__.jpg

Para cadastrar projetos, cópias finais e reservar equipamentos, clique em Sistema no menu.
Imagem do filme Cien niños esperando un tren

Considerada uma obra-chave na história do documentário latino-americano, o longa Cien niños esperando un tren tornou-se um filme obrigatório para discussões sobre temas sociais vinculados à inter-relação entre cinema e educação.

Na quarta-feira, dia 14 de outubro de 2015, véspera do Dia do Professor, o Cinema PIBID inicia suas sessões com a exibição do longa documental chileno Cien niños esperando un tren, de Ignacio Agüero.

Rodado em uma favela de Santiago, durante a ditadura de Pinochet, o filme acompanha a professora Alicia Vega em uma oficina sobre cinema. As crianças, que nunca haviam ido a uma sala de cinema na vida e mal conhecem o centro da cidade, têm a oportunidade de viver uma experiência incrível. Ao acompanharmos a oficina, conhecemos a realidade dessas crianças que, apesar de sua situação de pobreza e repressão, são capazes de viver com alegria.

A projeção ocorrerá no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), na Sala Interartes, às 16h30min. A sessão é uma atividade do LECINE - Laboratório de Estudos de Cinema e Educação do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

Ressaltamos que o documentarista Ignacio Agüero e a professora Alicia Vega virão ao Brasil em breve, para participar de um evento internacional sobre cinema e educação a ser realizado no começo do próximo mês na Cinemateca do MAM. Trata-se de um evento que está sendo organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Links Úteis