Os_Sobreviventes__.jpg

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Cinemateca do MAM sediará três grandes eventos da área de Cinema e Educação nos dias 3 a 7 de novembro.

De 3 a 7 de novembro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM-Rio, terá lugar o VIII Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o I Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal Fluminense e o I Fórum da Kino-Rio da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

O evento apresentará intenso programa de atividades, desenvolvido com apoio institucional da Embaixada do Chile no Brasil, e composto de encontros, seminários e um conjunto de oficinas ministradas pela professora, historiadora e educadora Alicia Vega, nome fundamental do cinema chileno e criadora da OFICINA DE CINEMA PARA CRIANÇAS desenvolvida durante trinta anos na periferia de Santiago de Chile, registrada magicamente no famoso documentário Cem crianças esperando um trem (1988) por Ignacio Agüero Piwonka. O premiado e combativo documentarista (com passagens pela televisão como ator de filmes e séries dirigidas por Raúl Ruiz) terá também grande parte de sua obra, inédita no Brasil, exibida na Cinemateca. Em paralelo, no corredor de acesso ao Auditório o evento será acompanhado de uma exposição de fotografias do renomado gravurista Eduardo Vilches. Os encontros serão abertos por sua Excelência Sr. Embaixador do Chile Jaime Gazmuri Mujica.

• Terça feira 03/11
    • 17h15 – Mesa de Abertura do VIII Encontro Internacional de Cinema e Educação, com a participação do Reitor da UFRJ Prof. Roberto Leher, do Pró-reitor de Graduação da UFF Prof. Roberto Crespo, do Curador da Cinemateca do MAM Ricardo Cota, e do Embaixador do Chile no Brasil Sr. Jaime Gazmuri Mujica.
    • 18h – Ignacio Agüero I – Cem crianças esperando um trem (Cien niños esperando un tren) de Ignacio Agüero. Chile, 1988. Legendas em português. 55’. Sessão seguida de debate com o realizador e Alicia Vega, mediado pela Profa. Adriana Fresquet. Classificação indicativa – Livre.
  • Quarta feira 04/11
    • 9h50 – Oficina de Documentário, ministrada por Ignacio Agüero, com a colaboração de Eliany Salvatierra e Maurício de Bragança
    • 15h – Oficina para professores, ministrada por Alicia Vega, com mediação de Adriana Fresquet.
    • 18h – Ignacio Agüero II – Como me dá na telha (Como me dá la gana) de Ignacio Agüero. Chile, 1985. Legendas em português. 30’. Sessão com apresentação de Alexandre Ferreira Mendonça. Classificação indicativa – 14 anos.
    • 19h – Ignacio Agüero III – Sonhos de gelo (Sueños de hielo) de Ignacio Agüero. Chile, 1993. Legendas em português. 55’. Sessão com apresentação de Aline Monteiro. Classificação indicativa – 10 anos.
  • Quinta-feira 05/11
    • 9h50 – Oficina de Documentário, ministrada por Ignacio Agüero, com a colaboração de Eliany Salvatierra, Fabián Núñez e Maurício de Bragança.
    • 15h – Mesa Redonda “Cinema e Educação”, com a participação de Elizabeth Bullara (CINEDUC); Luciana Bessa (Prefeitura do Rio de Janeiro) e Frederico Cardoso (Congresso Brasileiro de Cinema) e mediação de Eliany Salvatierra (UFF).
    • 18h – Ignacio Agüero IV – Aqui se constrói (Aqui se construye o Ya no existe el lugar donde nací) de Ignacio Agüero. Chile, 2000. Com legendas em português. 77’. Sessão com apresentação de Isaac Pipano. Classificação indicativa – 10 anos.
  • Sexta feira 06/11
    • 15h – Apresentação dos trabalhos finais das oficinas ministradas por Ignacio Agüero. Mediação: Maurício de Bragança.
    • 18h – Ignacio Agüero V – O diário de Agustín (El diário de Agustín) de Ignacio Agüero. Chile, 2008. Legendas em português. 81’. Sessão com apresentação de Ângela Santi. Classificação indicativa – 12 anos.
  • Sábado 07/11
    • 14h – Ignacio Agüero VI – Não esquecer (No olvidar) de Ignacio Agüero. Chile, 1982. Com . Legendas em português. 30’. A mãe de minha avó contou à minha avó (La mamá de mi abuela le contó a mi abuela) de Ignacio Agüero. Chile, 2004. Legendas em português. 70’. Classificação indicativa – 14 anos.
    • 16h – Ignacio Agüero VII – O outro dia (El otro dia) de Ignacio Agüero. Chile, 2013. Legendas em português. 120’. Classificação indicativa – 10 anos.