Ocaso_.jpg

Chamada para Trabalhos para a I JORNADA DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

“O que não sabemos sobre chanchadas e ainda não perguntamos?”

16 a 18 de Agosto de 2017, Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), Rio de Janeiro / Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói.

A proposta da I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro é promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema no Brasil.

Convidamos pós-graduandos, doutores e pesquisadores independentes a submeter trabalhos que contemplem o tema “O que não sabemos sobre chanchadas e ainda não perguntamos?”, trazendo um foco renovado ao estudo das comédias populares, dos musicais e dos filmes carnavalescos produzidos no Brasil desde a década de 1930.

Além das comunicações sobre chanchadas, a I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro também irá aceitar propostas que abordem outros temas e aspectos da história do cinema no país. Nos dois casos, a Jornada tem especial interesse nos seguintes tópicos:

Relações e estratégias de produção, distribuição e exibição

Diálogos transnacionais

Questões estéticas e de gênero em perspectiva histórica

A atividade cinematográfica e o Estado

Preservação audiovisual no Brasil

Ensino da história do cinema e audiovisual brasileiros

Metodologia de pesquisa em arquivos

Relações entre mídias e práticas culturais

Questões tecnológicas

Releituras historiográficas

A I Jornada será dividida em dois locais:

Dia 16, quarta-feira: I Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro – Apresentação de estudos de casos e exibição de filmes seguidos de debates. Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Dias 17 e 18, quinta e sexta-feira (manhã e tarde): Apresentação de comunicações, com mesas compostas por três participantes cada uma. Local: Sala Interartes do IACS (Instituto de Arte e Comunicação Social), da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. O tempo de apresentação para cada comunicação é de no máximo 20 minutos.

O evento é uma realização do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e dos Grupos de Pesquisa “História do cinema no Brasil: recepção, mercado e tecnologia”, “Historiografia audiovisual” e “Cinema brasileiro: história e preservação”, contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL), da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), da Universidade Federal de São Carlos, e da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Inscrições

A submissão de proposta será realizada até o dia 10 de maio de 2017, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . As propostas serão avaliadas por um comitê científico e a lista dos aprovados será divulgada no início de Junho de 2017.

Para efetivar a participação, os proponentes aprovados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (pesquisadores e docentes) e de R$ 25,00 (estudantes). As instruções para o pagamento serão divulgadas posteriormente.

Formatação da proposta

Nome do proponente:
Instituição de origem:
Minibiografia (até 500 caracteres):
Título do trabalho:
Palavras-chave (três):
Resumo (até 1.000 caracteres):
Resumo expandido (até 3.000 caracteres):
Bibliografia Básica (até 1.000 caracteres):

1. Envio das propostas: até 10 de maio de 2017
2. Divulgação das propostas selecionadas: início de Junho de 2017
3. Realização da Jornada: 16 a 18 de Agosto de 2017