Gil_.jpg

Para cadastrar projetos, cópias finais e reservar equipamentos, clique em Sistema no menu.

No dia 16 de junho, quinta-feira, às 11h, teremos a palestra da Profa. Dra. Rielle Navitski (University of Georgia), intitulada "Onde será a Los Angeles do Brasil? Visões regionais e discursos nacionalistas da modernidade cinematográfica dos anos 1920". A palestra será proferida em português e ocorrerá no Auditório do PPGCOM, no IACS 2.

 Tema da palestra:

Nas primeiras décadas do século XX, os debates na imprensa brasileira em torno da exibição e produção cinematográfica tornaram-se um espaço chave para a articulação de projetos de modernização tanto de alcance nacional como de carácter mais local. As revistas cariocas de cinema Para Todos..., Selecta e Cinearte promoveram o desenvolvimento da produção e da exibição como um meio de construir uma nação moderna em termos dos seus hábitos de consumo e lazer e sua imagem no exterior. Nas páginas destas publicações periódicas, surgiram tensões entre os objetivos dos jornalistas de estabelecer um cinema nacional industrial (no modelo de Hollywood) e as ambições dos entusiastas do cinema “provincianos” de fazer e aparecer em filmes disseminados no nível regional como maneira de fazer visível e participar numa modernidade local. A pesar destas divergências, ao disseminar reportagens e imagens da produção cinematográfica, as revistas ilustradas contribuíram a construção da visibilidade e sentido de participação na modernidade representada pelo cinema almejados pelos cineastas regionais.

Biografia:

Rielle Navitski é doutora pela Universidade de Califórnia, Berkeley e professora assistente na Universidade de Georgia. Uma especialista na história do cinema latinoamericano desde uma perspectiva comparativa, é autora do livro vindouro Public Spectacles of Violence: Sensational Cinema and Journalism in Early Twentieth-Century Mexico and Brazil e co-organizadora da antologia vindoura Cosmopolitan Film Cultures in Latin America, 1896-1960. 

 

Links Úteis