Fernando Morais
Informações
Perfil
Apresentação
Fernando Morais da Costa é doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas têm como interesse principal o som no cinema. É autor de O Som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008).
Presentation
Fernando Morais da Costa is PhD in Communication Studies. Obtained his doctor’s degree at this same university. His main interest and the current object of his researches is film sound. Wrote O som no cinema brasileiro [Sound in Brazilian Cinema].
Lattes
Projeto de Pesquisa
Análise do som no cinema: paradigmas contemporâneos e releitura de parâmetros históricos (Projeto em andamento)
O projeto propõe a análise do som de filmes contemporâneos, procurando entender o que esses filmes representam sobre a relação do homem de nossos dias com o meio em que vive, principalmente no que diz respeito à escuta do ambiente sonoro que o circunda. É importante a análise da totalidade dos elementos sonoros dos filmes, ou seja, das vozes, das músicas, dos ruídos e dos silêncios, estes últimos entendidos como constituintes tanto da narrativa cinematográfica quanto da produção de sentido cotidiana nas demais mediações entre o indivíduo e a sociedade. Propõe-se ainda que o estudo do som da produção contemporânea sirva a um exame de questões relevantes para a história do cinema, seja para ratificar suas permanências, suas adaptações ou inadequações quando confrontadas com o cinema recente. Há ainda a proposta de realização de obras audiovisuais que exemplifiquem determinados modos de união entre sons e imagens aferidos no decorrer da pesquisa.
Palavras chave: Som, cinema contemporâneo, audiovisual.
Artigos
- Pode o cinema contemporâneo representar o ambiente sonoro em que vivemos? Site da revista Logos – Revista do PPGCOM – UERJ.
- Início do cinema sonoro – a relação da música popular no Brasil como em outros países. (versão atualizada). In: Anais do VII Congresso da IASPM-AL – Asociacíon Internacional para el Estúdio de la Música popular – Rama latinoamericana.
- Primeiras tentativas de sonorização no cinema brasileiro (os cinematógrafos falantes – 1902-1908). In: Mnemocine.